Planeje-se para o pagamento do IPTU, IPVA e material escolar #2

Se no fim do ano, nos empolgamos com os presentes e as celebrações, no início do ano, o sentimento é de preocupação com contas como, IPTU, IPVA e material escolar. Sem a previsão de uma reserva financeira para iniciar o ano e quitar essas contas, o que vemos é o comprometimento da renda familiar. Mas com um pouco de planejamento e disciplina, é possível enfrentar essas despesas de forma tranquila, sem que elas se tornem um transtorno para o restante do ano.

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), para donos de imóveis ou locatários que têm em contrato cláusula com responsabilidade pelo pagamento, e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para donos de veículos, são impostos obrigatórios cobrados anualmente. O não pagamento ou atraso desses impostos resultam em multas e outros problemas, por exemplo, no caso do não pagamento do IPVA, apreensão do veículo e até mesmo a suspensão do direito de dirigir.

Cobrados pelas prefeituras municipais, possuem valores, datas e descontos diferenciados que variam de estado para estado. Geralmente, é possível obter descontos ao optar pelo pagamento à vista desses impostos, ou antes de uma data específica. Fique atento e avalie qual das opções é melhor dentro do seu orçamento, e evite as multas!

Já para quem é pai, as despesas escolares do início do ano são sempre motivo de apreensão, pois envolvem matrículas, materiais escolares, uniformes e possíveis reajustes nas mensalidades. Sobre matrículas e mensalidades, uma conversa com a escola para obtenção de desconto ou bolsa de estudo, não pode ser descartada. E uma dica valiosa antes de comprar novos materiais escolares, é conversar abertamente com a criança e verificar quais itens podem ser reaproveitados, e realizar até três orçamentos para aquisição dos novos itens.

Se não bastasse todos esses compromissos financeiros que chegam com o novo ano, há ainda boletos ou o cartão de crédito, referentes aos presentes e despesas do ano anterior. Então, opte por quitar quanto antes as despesas menores para aliviar seu orçamento. Cuidado com os parcelamentos do cartão de crédito, evite pagar o mínimo para não aumentar o tempo da dívida e principalmente o valor a ser pago!

Que tal iniciar 2025 organizando suas finanças? No site do governo federal você encontra o curso gratuito ‘Aprender gestão de finanças pessoais’. Se este ano seu propósito for viver sem dívidas, gastando apenas o que pode, e buscando realizar seus sonhos (iniciar novo curso, tirar férias, trocar de carro ou dar entrada no imóvel próprio!) saber gastar com responsabilidade é fundamental.

 

Clique no link e bom curso: https://www.gov.br/pt-br/servicos/aprender-a-administrar-suas-financas-pessoais

propaganda